Atitude Positiva, essa é nossa prescrição para 2015

21.10.2015

Os benefícios da atitude positiva, e nossas dicas contra o pessimismo que assola o país e podem prejudicar a sua vida…

frase-positiva

Atitude positiva. Que 2015 está sendo um ano difícil você já sabe — e ninguém precisa ficar repetindo. Está em todos os lugares, noticiários, rodas de amigos e perto de nós em cortes nas empresas e reestruturações, além do fechamento de empresas e rede de lojas conhecidas.

Como sempre ocorre em períodos como esse, a pressão no trabalho aumenta, o clima já não é tão “caloroso”, os happy hours” perdem a frequência e as habilidades são questionadas.

O que queremos tratar aqui, é quais são as opções e escolhas que cabem a você  para enfrentar o pessimismo …

Vale lembrar que o princípio da Equipe do Bazar é tratarmos da vida real, como ela é de fato e não de adotar uma postura ingênua e alheia ao que acontece.

Sim, demissões estão acontecendo, você irá ouvir palavras mais duras, e em alguns momentos terá vontade de sentar e desabar. Ou se juntar aquele grupo e só reclamar. Mas aí, que você que é  ADULTO tem a opção, ninguém espera que você seja o rei da motivação, mas que saiba mostrar suas melhores habilidades nesse momento: resiliência, ousadia, capacidade de inovar e porque não de melhorar o ambiente.

Pessoas gentis e agradáveis além de talentosas são muito mais bem quistas nas empresas e nos círculos de amizade.

Dica 1 : Tome consciência que ter atitudes positivas é uma escolha.

Por muito difícil que seja admitir, você escolhe sempre os estados emocionais em que se encontra, pode é ter mais ou menos consciência disso. Lembre-se que os sentimentos, são isso mesmo, sentimentos que se referem à percepção que estamos a ter em relação a alguma coisa que está a acontecer na nossa vida.  Aquilo que importa você saber: é que perante a sensação que se tem de sentimentos e pensamentos negativos, pode aceitar o que está a sentir, e depois, mudar o seu estado interno e colocar-se numa atitude positiva, com pensamentos orientados para a solução.

DICA 2: Livre-se da negatividade e Pense Diferente

O Cenário está complicado e desafiador, quanto mais rápido você se der conta disso e ajudar de fato nesse processo, menos traumático e doloroso serão as ações.

Se você pretende viver uma vida de alegria e felicidade, não pode de forma nenhuma alimentar os seus pensamentos negativos, movimentar-se de acordo com eles e muito menos tomar decisões num estado crónico de negatividade.  O que prejudica é deixarmo-nos dominar por eles, e tomar decisões baseadas nesses pensamentos distorcidos pela percepção ou incapacidade do momento.

melhore atmosfera ambiente trabalho

Passo 3: Olhe para o lado positivo da vida e mantenha a calma

Podem não existir aspectos positivos em tudo.  E por certo todos nós já fomos confrontados com situações destas nas nossas vidas. Quanto a estes acontecimentos nada podemos fazer, é fato que não os controlamos.

Mas as respostas e reações a eles, sim, podemos escolher o que fazer, que ações tomar e que atitude adoptar. Em momentos de crise os ânimos se exaltam a ameaça frequente de demissão, atos de deslealdade aparecem com mais frequência. Normalmente somos muito emocionais nesses momentos e precisamos analisar as situações com base nos fatos e não nas suposições . Nessas horas tenho sempre um amigo super racional que ligo para não fazer bobagem #mulheresreais.

Vamos lá, as coisas que nos acontecem, em si mesmas podem não ser positivas, mas a forma como nos organizamos face a minimizar os danos colaterais ou a tentativa de reverter a situação, essa sim, pode e deve ser positiva. Está ao nosso alcance e depende unicamente de nós.

Passo 4: Resista ao Baixo Astral e olhe para frente

Sim, haverá vários momentos de medo, insegurança e desânimo neste e talvez no próximo ano. Mas evite que esses pensamentos ocupem a maior parte do seu pensamento. Assim que consiga começar a detectar os padrões de negatividade e tomar controle sobre os seus pensamentos e consequentes decisões a tomar, as suas redes neuronais irão iniciar um processo de mudança e reforço. E lembre-se não estamos falando para errar “na mão do positivismo e se transformar em uma pessoa alienada”.

As vezes é preciso sair de cena, isolar-se , olhar aquela grupo, aquela cena sobre uma perspectiva diferente. Até que seus pensamentos voltem ao normal e você consiga identificar quais são seus de fato e quais está  apenas deixando se levar. Nesses momentos gosto de ouvir musica bem alto, já falamos sobre isso em outro post (a cura pela música).

Lembre-se dos bons momentos, seja com a família ou no seu trabalho, lembre-se até de outras crises e assim como essa, irá passar.

lider saia de cena

Dica 5: Evite comentários negativos, seja agradável e olhe para os lados

O clima está pesado, seu melhor amigo não para de reclamar ou seu próprio chefe? Busque alguém para se inspirar e aliviar essa atmosfera.

O cenário está ruim, mas ficar dizendo isso o tempo todo além de ser chato contamina o ambiente e a á sua própria saúde. Quem nunca sentiu um mal estar logo após ficar  reclamando sobre determinadas situações? Viva um dia de cada vez…

Você precisa de ser positivo consigo próprio perante este novo e renovado padrão de atitude positiva para que possa realmente ter efeito, mas necessita igualmente mostrar-se positivo com os outros. É reconfortante a partilha da sua positividade ao mundo. Existe uma forma muito simples de poder executar isto. Seja agradável com as outras pessoas, diga a alguém que simpatiza com ela. Elogie sinceramente alguém por alguma característica que goste nessa pessoa.

Diga a alguém muito significativo para você, o quanto o ama e como essa pessoa é importante.

Para mim, compartilhar com vocês um pouquinho das minhas leituras aprendizado tem sido extremamente reconfortante.

Se ajudar alguém, com certeza já terá valido muito. Bjs

 

Por : Flavia Santos França

 

Fonte de Referencia: Escola Psicologia, Revista Exame

 

 

Deixe seu comentário: