Cantar e conversar fazem do banho momento de aprendizado para bebês e crianças

21.12.2015

É brincando que a criança se desenvolve

Brincar faz parte da infância e, embora pareça só diversão, é o momento em que a criança está se desenvolvendo. Sabemos que criança sempre procura um jeito de brincar,  e tem criança que faz de tudo (já maiorzinhas) para não tomar banho, mas acreditamos que com pequenas mudanças e algumas, é possível mudar essa realidade

Além de promover relaxamento, o banho é uma boa oportunidade para estimular o desenvolvimento do bebê e aproximar pais e filhos. “O banho acalma, alivia a tensão e as cólicas nos primeiros dias de vida, auxilia no desenvolvimento motor e neurológico e fortalece o vínculo afetivo familiar”.

A resistência de algumas crianças na hora de tomar banho gera muitos conflitos entre pais e filhos e grandes dores de cabeça em um cenário quase sempre típico: A mãe, com uma porção de outras obrigações para fazer, tem pressa e a criança, cria vários obstáculos para entrar no banho e quando entra, a briga é para sair.

As brincadeiras ajudam  no desenvolvimento psicomotor da criança. Já que o banho tem que ser diário, é bom que a criança aguarde  ansiosa por essa diversão.  Então, nada melhor do que aproveitar esse momento para brincar com seu filho e fazer o banho virar uma grande atração.

Existem  centenas de brinquedinhos próprios para o banho. Escolha os modelos  de borracha, que a criança pode morder à vontade, e bem  coloridos  para atrair a atenção. Ensine o bebê a pegar o     brinquedo, afundar,  jogar. Brinque também com as bolhas de sabão e com a água. Eles  adoram respingar, bater na água, fazer barulho.  As crianças são  curiosas e gostam de novidades.

Durante a brincadeira, segure firme o bebê. Às vezes,  eles se empolgam e podem escorregar na banheira com um movimento  brusco do corpo. Fique  atento também para não deixar a água com  sabão espirrar  nos olhos da criança. Qualquer descuido pode acabar  com a brincadeira.

Veja abaixo as nossas dicas de Ideias divertidas

1- Brincar de chuva

Passar da banheira para a ducha pode ser assustador. É preciso usar artifícios e a imaginação. Você pode estimular a fantasia convidando seu filho para brincar nas poças de água no chão e a pegar nas gotinhas da “chuva”. Meu filho adora quando chove para poder calçar suas “galochas de super herói para saltar nas poças como no desenho da Peppa Pig.

Nube: o chuveiro divertido em formato de nuvem .Projeto do designer Chuan Tey.

Nube: o chuveiro divertido em formato de nuvem .Projeto do designer Chuan Tey.

2- Banho de piscina
Sabe aquelas piscinas de inflar bem pequeninas e baratinhas? Encha de água, coloque alguns brinquedos dentro e pronto – as crianças gostam tanto que nem notam que estão tomando banho.

psicina banho

 3- Desenhos no box

Esse é um dos nossos momentos especiais, meu filho adora quando desenhos corações no box, pois o vapor deixa o vidro embaçado e torna uma lousa e o espero. Não é nada demais, um detalhe, um gesto de carinho. É uma linguagem que criamos e ele adora fazer os seus próprios desenhos.
Outra dica bacana é pintar os azulejos com giz. Existe, inclusive, um tipo especial, próprio para ser usado durante o banho.

20151109_191239 foto desenho box

Não dá para ver direito, mas são desenhos de coração

4- Show musical/ Cantar no chuveiro

Cantar é uma atividade que até adultos curtem fazer durante o banho, pois a acústica do box é bem legal para isso. Gostamos de deixar as músicas favoritas dele tocando, ou como ele diz “as da minha época”
Para diminuir o tempo de chuveiro ligado, limite a brincadeira ao tempo de uma ou duas músicas e incorpore os elementos do banho na “performance”.

http://www.dreamstime.com/royalty-free-stock-photography-boy-cartoon-bath-room-taking-shower-illustration-image45747087

5- Produtos divertidos

Itens de banho em formatos e embalagens alegres são perfeitos para estimular os pequeninos a irem para debaixo do chuveiro.  A embalagem do shampoo e do condicionador servem para brincadeiras mesmo quando não há mais produtos dentro. Então, escolha com carinhos os produtos para o banho do seu filhote e torne o hábito bem divertido!

CR-dentro-casa-limpeza-brinquedos-D-732x412

6 -Convide os personagens preferidos

Nenhuma criança gosta de interromper uma brincadeira para fazer uma obrigação, mas quando o banho se torna uma outra brincadeira tão divertida quanto qualquer outra, as coisas mudam de figura. Separe os brinquedos que ele gosta e que podem ser molhados para ajudar a distrair a criança enquanto você lava ele.

bebe-brincando-no-banho-com-brinquedos-na-banheira-foto-bolyuk-rostyslavshutterstockcom-00000000000166D1

Imagens Google

Estamos que gostem das dicas e compartilhem as de vocês! Não se esqueçam, o principal é que esse seja um bom momento para ambos, se você não estiver entre os seus melhores dias , e tiver a opção peça para que outra pessoa o faça.

Bjs

 

 

Deixe seu comentário: