Como nunca mais perder os contatos do seu celular

21.10.2015

 Mobilidade

Como sincronizar contatos e nunca mais perdê-los

Olá pessoal,

Você ainda transfere todos os seus contatos do celular para o chip? Organiza um por um no aparelho novo?

É muito comum e infelizmente frequente ouvirmos de pessoas em nossa volta que perderam ou tiveram o celular roubado e com isso perderam toda a sua agenda.

Como trabalho em telecomunicações, e independente disso, me surpreendo com a quantidade de pessoas que ainda perde sua lista de contatos. Apesar do risco, muitas ainda utilizam a memória do aparelho ou do chip.

Sempre informo que a melhor forma de manter seus contatos sempre organizados, “seguros” para transferi-los para um novo celular de forma rápida e prática é  a sincronização!

Definitivamente, salvar os seus contatos no chip não é uma boa opção, o prejuízo é incalculável.

Pois bem, o que pouca gente sabe é que a maioria dos celulares modernos possui algum tipo de sincronização de dados do usuário.

Geralmente os aparelhos comuns (que não são smartphones) contam com o recurso de forma bem limitada, mas suficiente para passar os contatos do Outlook para o celular e vice-versa.

celular perdido

Já os smartphones permitem que os dados do usuários sejam sincronizados com algum serviço na nuvem estando assim sempre seguros.

Cada sistema presente nos smartphones mais populares atualmente possui seu serviço de sincronização nativo: o iPhone sincroniza com o serviço iCloud da Apple, o Windows Phone sincroniza com o Windows Live da Microsoft e o Android sincroniza com todos os serviços do Google.

O grande atrativo dos serviços do Google é que eles podem ser sincronizados com TODOS os sistemas móveis atuais.  Por essa razão que eu recomendo o Google Contacts para organizar e sincronizar os seus contatos.

Usando o Google Contacts

Funciona assim: você salva todos os seus contatos no Google Contacts e depois os transfere para seu celular ou tablet através da sincronização.

Cada sistema tem sua peculiaridade e você pode conhecê-las melhor na página do Google Sync:

http://www.google.com/intl/pt-BR_ALL/mobile/sync/

Para usar o Google Contacts você precisa ter uma conta no Gmail. Você usará o mesmo login e senha para acessar https://www.google.com/contacts/ e começar a colocar seus contatos.

Sincronizando no Android

Normalmente, assim que você tira da caixa e liga pela primeira vez um celular Android são pedidos o seu login e senha do Google. A partir daí tudo será sincronizado automaticamente quando você se conectar à Internet. Sim, é simples assim mesmo.

Mas se você já está usando seu Android há algum tempo, mas nunca o sincronizou, basta fazer o seguinte:

1. Com o celular conectado à Internet, clique em: Configurações > Sincronização > Adicionar conta >Google;

2. Preencha seu login e senha do Google;

3. Selecione os serviços que deseja sincronizar, e pronto!

 

Sincronizando no iPhone

Para sincronizar seus contatos do Google com o iPhone você precisa configurar seu Gmail no aparelho. É fundamental que o iPhone esteja “rodando” a versão 4.0 do iOS ou superior e conectado à Internet.

1. Clique em Ajustes na sua tela home.

2. Selecione Mail, Contatos, Calendários.

3. Clique em Adicionar Conta.Google1

4. Selecione Microsoft Exchange.

No campo E-mail, preencha o seu endereço completo de e-mail. Ex.: meunome@gmail.com.

6. Deixe o campo Domínio em branco.

7. Preencha novamente o seu e-mail completo no campo Nome de Usuário.

8. Preencha a senha do seu Gmail no campo Senha.

9. Quando o novo campo “Servidor” aparecer, digite m.google.com.

7964797301713356

10. Pronto! agora é só aguardar alguns instantes que seu iPhone estará com todos os seus contatos.

Definitivamente esse recurso te dá mais segurança!

Colocar seus contatos no Google Contacts pode até te dar trabalho na primeira vez, mas depois de feito é uma “mão na roda”. Você nunca mais vai precisar se preocupar com transferência de contatos, chips, etc. a cada troca de celular.

Bastou sincronizar e pronto! Está tudo lá.

Além disso, toda vez que você colocar um novo contato no celular, ele já estará disponível na sua lista de contatos do Gmail e vice-versa.

Exemplo prático de clientes da operadora TIM:

TIM PROTECT CONTATOS BACKUP

Acessando o Contatos Backup na Web através do seu computador ou tablet, você pode:

• Sincronizar seus contatos do seu aparelho com a WEB e vice versa. • Organizar sua agenda, pesquisando, apagando, criando contatos ou combinado contatos duplicados. • Gerenciar seu calendário adicionando, editando ou apagando eventos. • Criar, editar ou apagar tarefas e notas. • Recuperar seus contatos e outros conteúdos no caso de ter trocado de celular ou acidentamente apagado as informações no mesmo. • Para contratar o TIM PROTECT Contatos Backup por apenas R$ 3,90/mês, basta enviar um SMS com a palavra “OK” para 5501 e seguir os passos para a aquisição do serviço. Os 10 primeiros dias são GRÁTIS.

Fontes: Google Sync , TIM e amigos das operadoras!!!

Deixe seu comentário: