Os encantos e descobertas de Buenos Aires,por Dra Alicia

14.06.2017

Olá Luluzinhas, tudo bem?

Não vou escrever só sobre dermatologia. A Flavia pediu para mim algumas dicas de Buenos Aires porque sou argentina e vou com certa frequência. Infelizmente quando eu vou lá não consigo ficar o tempo todo passeando devido a compromissos familiares, mas sempre trago alguma coisa nova.

Nesta última viagem conheci o mirante (mirador) da Galeria Guemes, se pronuncia com a letra u, porque tem os pontinhos (..) encima do u, mas não sei como pôr. Então, essa Galeria tem 2 entradas: calle Florida, 165 e calle San Martin,170.

Galeria2

Ou seja comunica as duas ruas paralelas. A entrada pela rua Florida não vale nada porque foi reformada e descaraterizada totalmente. Já a entrada da calle San Martin se mantem original e em todo seu esplendor assim como seu interior, do mesmo jeito que na sua inauguração em 1915, como grande expoente do Art Nouveau.

Nessa galeria há lojas, cafés, restaurantes e nos andares superiores conjuntos de escritórios e vivendas. Uma curiosidade é que num desses apartamentos (no sexto andar)viveu durante algum tempo o aviador e escritor francês Antoine de Saint-Exupéry que trabalhava na companhia aeropostal a um quarteirão dali.

0797-Galería-Güemes-2

Bom, vamos ao que interessa. A galeria tem uma torre com um mirante no qual se pode subir se segunda a sexta feira das 9 às 12h e das 15 às 17:40h. O ingresso custa 50 pesos (uns 10 reais) e não tem um guia oficial a não ser algumas vezes por mês em que vem uma pessoa entendida que faz uma visita especial. Normalmente existe um rapaz que acompanha o grupo de visitantes para subir a cada 20 minutos que é a duração da visita. Ele não tem obrigação de explicar, mas se vocês fizerem perguntas vão ver que ele conhece tudo sobre os prédios que se vêm em 360 graus e melhor ainda se no final dão uma merecida gorgeta para ele. E a vista do Rio de la Plata é majestosa, da para ver até Colonia do Sacramento, Uruguai, e os barcos chegando.

Anotem aí pra próxima viagem a Buenos Aires, é um passeio rápido mas com ele se aprende muito.

Mais informações no site www.galeriaguemes.com.ar

Aproveitem!!

Por Dra Alícia Mabel

 

Deixe seu comentário: