Os homens também sofrem de TPM, confirmam as pesquisas…

17.03.2016

Olá meninas…Lulus de plantão!

Sabem aqueles dias em que estamos profundamente irritadas, de “bode mesmo” por problemas pessoais, no trabalho ou insatisfações genéricas? Pois é, normalmente sejam quais forem os motivos nos atribuem a TPM (Tensão Pré Menstrual), e o contrário quando por desconhecermos os estudos  atribuímos essa fase aos homens a  TCPC ( Tão Chato Para Caramba), brincadeiras a parte, descobrimos que sim, existe sim uma causa física e hormonal.

Ou seja,  não é só o humor feminino que varia à mercê dos hormônios. O pesquisador Gerald Lincoln, do Conselho de Pesquisa Médica de Edimburgo, Escócia, descobriu uma anomalia hormonal masculina que ele batizou de Síndrome do Homem Irritável (SHI), uma espécie de equivalente masculino da velha conhecida Tensão Pré-Menstrual (TPM).

homem1

O que acontece na “TPM masculina”?

Lincoln encontrou a síndrome em carneiros – no inverno, o nível de testosterona desses animais cai mais de 90% e, como resultado, eles ficam agressivos, irritados, confusos e extremamente emotivos. Mais ou menos os sintomas da TPM.

Isso surpreendeu os cientistas porque geralmente se acredita que agressividade está associada a altos níveis de testosterona.

A SHI afeta também humanos – e de que muitos homens com diagnóstico de depressão precisam apenas de uma reposição hormonal para se sentirem melhor.

Segundo ele, a SHI é causada por fatores emocionais e estresse, que derrubam os níveis de testosterona.

 Na maioria dos casos, a SHI acontece quando o homem passa por situações de trauma, como morte de pessoas queridas, estresse no ambiente de trabalho, problemas no casamento ou transtornos que levem à redução da testosterona.

Esses fatores marcam a principal diferença entre a TPM masculina e a feminina: enquanto conosco acontece mensalmente, a deles não tem período específico para ocorrer.

Os principais sintomas apresentados pelos homens que passam pela SHI são a irritabilidade, a alteração de humor, o desânimo, a insônia, o estresse e a perda de apetite.

Tratamento para a “TPM masculina”, ou SHI

Um dos problemas que mais incomodam durante a TPM do homem é a impotência sexual provocada pela redução da testosterona. Além da síndrome e de seus sintomas típicos, também podem acontecer alterações psicológicas que levam à interferência na sensação de prazer e bem estar.

Assim como nós procuramos tratamento, com reposição hormonal , para tratar a Síndrome do Homem Irritável, é necessário consultar um endocrinologista ou outro médico especializado na saúde  masculina.

Além da SHI, o homem também pode desenvolver sintomas semelhantes ao da TPM na andropausa, a “menopausa masculina”. Nesse caso, os sinais são ainda mais característicos e, geralmente, ocorrem após os 40 anos, quando a testosterona é naturalmente reduzida do organismo.

Nesse caso, os sintomas duram pouco e passam com os anos, conforme o organismo masculino se adapta às mudanças hormonais.

Pois é amigas! Não estamos sós!!
Se, no caso das mulheres, uma barra de chocolate parece ser solução para a TPM, a pesquisa mostrou que os homens costumam gastar um extra de £$ 63,69 (o equivalente a R$ 367,57!) por mês em lanches para matar esses desejos súbitos. E mais: 12% deles dizem ficar mais sensíveis com a balança na temporada de tensões.

Deixe seu comentário: