Você conhece o Yoga Dance?

22.08.2014

O Yoga Dance

A filosofia indiana diz que a dança é a forma do corpo expressar sua espiritualidade. A dança faz parte da humanidade desde os primórdios. Através do som nos conectamos de forma mais profunda encontrando alinhamento entre o externo e o interno, entre o ser e o parecer, entre fluir e o criar. E ainda por meio da dança nos reconectamos com a nossa essência e nossa capacidade de experienciar alegria em nossas vidas, e essa alegria é a alegria por si só, alegria profunda e sem causa. A prática do yoga também nos leva a esses estados principalmente ao de presença. Yoga significa Integração, ou seja, nos traz a consciência de que não existe separação entre o corpo, a mente e a energia. Na medida em que vamos evoluindo na prática, vamos descobrindo mais e mais espaços entre nossas respirações, entre nossos movimentos, nossos pensamentos etc. O Yoga nos ensina a viver no momento presente com essa consciência de Integração e a dança quando vivenciada com essa consciência se torna uma forma dinâmica de Yoga. Quando nos permitimos dançar completamente entregues aos nossos próprios e autênticos movimentos, sem se preocupar se está certo ou errado, bonito ou feio, sem nos compararmos com o movimento do outro nós realmente não temos tempo de pensar no passado e nem tampouco fantasiar sobre o futuro, estamos completamente imersos na dança, no momento presente em estado de Yoga, Integração e presença. Já não existe diferença entre o Eu e a dança tudo se fundo da própria dança. E é ai que nasce o Yoga Dance.

Untitled-1

O Yoga Dance é a integração entre a consciência e os princípios do Yoga com a liberdade da dança, de forma fluída e livre. Essa prática nos energiza e ao mesmo tempo promove rejuvenescimento, utilizando uma dinâmica simples de dança e movimentos inspirados no Yoga, que alinham nossos centros energéticos (Chakras), promovendo uma integração, libertação e cura em todos os níveis: físico, mental, energético e espiritual.

Durante a prática são explorados elementos como respiração, consciência, movimento, meditação, expressão, canto de mantras, mudrás, e intensão em uma viajem aos sete chakras e a relação entre música, movimento e consciência.

O Yoga Dance é um convite à exploração dos sete chakras, em cada música experienciamos um chakra diferente expandindo-o e removendo qualquer zona de conflito ou tensão, que possa estar nos impedindo de experimentar alegria e liberdade em nossas vidas. Desta forma permitimos que o prana (energia vital) flua livremente pelo corpo e mente. A aula começa com os primeiros chakras e as músicas são mais calmas, possibilitando uma maneira gradual e consciente de entrar na prática. Na medida em que passamos para os outros chakras a energia aumenta e o ritmo das músicas também, são usadas batidas mais dançantes o que permite trabalharmos fisicamente, energeticamente e mentalmente com mais movimento e expressão. Na última etapa da aula partimos para os chakras superiores e os ritmos são mais calmos possibilitando a consciência de si mesmo e a nossa conexão com o divino. Assim a pratica se transforma em uma meditação em movimento onde o corpo se torna uma expressão da alma. Toda a prática é uma viagem de auto-expressão, auto-libertação, auto-exploração e auto-criação, onde temos a oportunidade de criar nossos próprios movimentos, e nos deixar levar pelo fluir e o mover de cada momento de forma livre e orgânica. Não há certo nem errado, o objetivo maior é sair da mente analítica de movimentos precisos e expandir para o coração e fluir com cada movimento despertando todo o nosso potencial criativo. Essa prática é acompanhada dos ritmos de todo o mundo.

yogaaaaaaaaaaaaa

O mais importante de tudo na pratica de Yoga Dance e estar disposto a explorar sua própria dança, seu movimento autentico. Cada um de nos tem o seu, mas aprendemos a nos comparar o tempo todo com o outro. Aprendemos que para dançar tem que ser de certa forma e o Yoga Dance vem para quebrar com esses padrões, para que possamos simplesmente dançar, conhecer a nossa dança interna. Perceber qual é a minha dança e para quem eu danço? E respondendo a essas perguntas somos capazes de traçar um paralelo em nossas vidas que nos da um mapa de como fizemos e nos movemos na dança da vida. Quando descobrimos que cada um tem seu ritmo, seu movimento autentico, paramos de nos comparar e passamos a viver uma vida mais leve, criativa e espontânea. Mas é importante que haja esse despertar que é o intuito maior da pratica de Yoga Dance…

A prática do Yoga Dance traz benefícios como:

• Mais equilíbrio para o seu corpo energético através da fluidez dos Chakras;

• Conexão com a sua sua energia mais vibrante

• Sentimento de mais entusiasmo, de estar mais vivo, feliz e confiante em seu corpo

• Aumento na energia, na flexibilidade, no tônus muscular e na saúde cardiovascular;

• Relaxamento e rejuvenescimento;

• Experiência de imersão no momento presente

• Exploração de todo o nosso potencial adormecido, nossa autenticidade, criatividade e essência;

• Despertar para a alegria de viver que é o potencial vibrante e inerente a todos nós;

• Libertação de qualquer julgamento permitindo o dançar livremente no ritmo do coração de dentro para fora.

• Expansão do prana e exploração das infinitas possibilidades de cada momento

• Uma ferramenta de Autoconhecimento em que podemos descobrir qual é a nossa dança e o nosso movimento espontâneo.

Assim, o Yoga Dance é mais do que uma prática é uma experiência de reconexão com nossa inerente alegria de ser e viver vai além do físico e inclui a todos.

Nossa colaboradora:  

98656323

Sobre Fernanda: Administradora, apaixonada por dança e Yoga, e criadora da prática de Yoga Dance.  Viveu nos EUA por 5 anos onde teve a oportunidade de expandir seus conhecimentos estudando com os mais renomados professores por todo o país.
Estudou com: Seane Corn, Shiva Rea, Shakta Kaur Kalsa, Erin Mile O’Keefe, Kevin O’Keefe.  Fez várias formações entre elas estão; Yoga Works, Radiant Child Program, Letyouryogadance. Estudou, Hatha Yoga, Iyengar, Asthanga, Yoga Terapia, Circus Yoga, Kids e teens Yoga. Entre suas viagens pelo país estudou com artistas e coreógrafos da Broadway, estudando também outras artes como dança e teatro, criou programas de Yoga e Yoga Dance para uma grande diversidade de estúdios, escolas, empresas e hospitais dos EUA . Atualmente ministra aulas regulares de Yoga Dance na Escola de dança Anaca e no Estúdio Yoga Flow em São Paulo.

Deixe seu comentário: